terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Continue? - GTA4 Review


Grand Theft Auto IV

Esperei um tempo pra fazer este review, pois queria que ele fosse algo especial, Grand Theft Auto IV é um jogo magnifico, um jogo com um nivel de perfeição acima de qualquer coisa que eu ja tenha visto, mas o port(port: quando se traz um jogo de uma plataforma para outra) para o PC ficou extremamente falho, a Rockstar não soube fazer um trabalho decente no jogo, e obrigou os jogadores a procurarem formas diversas de melhorar o desempenho no jogo. Após o review vou listar os problemas mas vamos ao detalhes tecnicos do jogo.

A história é o melhor ponto de GTA4, a muito tempo a serie GTA vem ganhando uma historia forte, cada jogo com historias diferentes que se interligavam quando vistas por um todo, a de GTA4 foca em Niko Bellic, um imigrante Croata que veio para Liberty City(recriação virtual da cidade de Nova York) procurar o sonho americano, influenciado por seu mentiroso primo Roman Bellic, Niko acaba tendo que enfrentar dificuldades piores do que as que ele enfrentava em seu país, mas como esta historia simples pode ser tão perfeita? Simples, o carisma dos personagens te deixa assustado, o jeito de Niko te faz querer ajudalo mais a cada momento, e a cada hora de jogo você fica mais curioso para desvendar a historia. Poucos jogos me deixam assim, e GTA4 foi um deles, eu cheguei a ficar mais de 5 horas jogando direto, e terminei o jogo com 39 horas de singleplayer.



A jogabilidade é otima, controlar os carros em San Andreas era horrivel, carros pesados demais e sem controle bom, mas agora o jogo aplicou fisica em tudo, graças a Euphoria(Engine motora do jogo) o jogo ganhou vida, os personagens agem muito bem ao que acontece em volta, as pessoas correndo tropeçam uams nas outras, os motoristas batem forte e morrem batendo a cara no volante, a policia te cerca mais e mais até te abater. Todo o sistema foi renovado, e é claro, o controle de Niko é otimo tambem, a mira adicionada neste jogo e otima, lembrando a de jogos como Resident Evil 4 e Dead Space, seu personagen tambem reage aos diversos acontecimentos, por exemplo ao saltar de um carro em movimento ele não faz aquele girinho e levanta, agora ele salta gira, bate a cabeça e rola e cai deitado, algumas vezes ate demora demais a levantar como se estivese machucado mesmo! Quando um carro te bate você pode rolar ou cair, o movimento e totalmente aleatorio e condizente com o acontecimento, talvez nunca mais se repetindo!



Graficamente o jogo é bom, para um jogo sandbox(jogo de mundo aberto e extenso) como GTA4 eles são até acima da media, mas na versão pc é impossivel manter graficos muito boms sem usar alguns meios diferentes, no medio eles ja são aceitaveis, no maximo tem so uns efeitos a mais e mais coisas a serem vistas, e no low... Eu não recomendo por no low, fica mais feio que San Andreas no low. Até seu primo de consoles não era perfeito em grafico, este jogo é praticamente sobre jogabilidade e historia, com modelos meio pobres e faces feias, mas a modelagem dos carros e predios compensa isto, todos são perfeitos, os carros são lindos, e parecem reais e os cenarios tambem são perfeitos.



O som é perfeito, todas as radios são otimas, e você encontrara alguma que te agrade, os tiros parecem até que foram capturados de uma arma real e as vozes... Meu deus eu nunca vi um voice acting tão bom quanto aquele, Michael Hollick(voice actor de Niko bellic) ganhou até o premio de melhor voice actor do ano na premiação feita pela Spike (Video Game Awards) e o ator de Roman Bellic(primo de Niko) Jason Zumwalt tambem foi indicado ao premio!



O multiplayer é otimo tambem, integrado com a Games for Windows LIVE, você tem os achievements do jogo igual no XBOX360 e ainda tem o modo multiplayer dele, que é muito bom! Com missões extras e modos de matança muito divertidos, as corridas online tambem são uma boa!(principalmente de helicoptero hehe)

NOTAS:

Historia: 10,0 - Perfeita, um historia cativante, e que te leva a quere saber mais sobre oque vai acontecer a cada minuto de jogo.

Graficos: 8,0
- Os modelos dos carros são otimos, os prediso são lindos, o cenario é bem construido, mas alguns modelos de pedestres são feios, e as caras deles parecem retiradas de uma revista em quadsrinhso antiga...

Diversão: 8,5
- Divertido, mas os bugs tiram boa parte do que deveria ser o jogo.

Som: 10,0 - Perfeito, voice acting otimo, musicas otimas e sons otimos tambem, consegue te fazer se sentir no meio de uma cidade grande mesmo.

Replay: 10,0 - Muito alto, pra fazer achievements e pra jogar online, ou ate mesmo rejogar ja que o jogo pode ter um final diferente dependendo de suas escolhas!

Nota TOTAL: 46,5

  • Mínimo

  • SO: Windows Vista - Service Pack 1 / XP - Service Pack 3
    CPU: Core 2 Duo 1.8Ghz / Athlon X2 64 2.4Ghz
    RAM: 1.5GB
    HD: 16GB de espaço em disco
    VGA: 256MB (GeForce 7900 / Radeon X1900)


    *pra instalar no win seven basta colocar o instalar em modo de compatibilidade, sendo o win XP SP2

    Vou por agora ao final o link de um topico feito por um amigo meu que provavelmente te ajudara a resolver grande parte de seus problemas com o jogo(não deixara melhor, so menos pior)

    TOPICO CLIQUE AQUI

    Muito obrigado por ler, até logo leitor fiel!

    2 comentários:

    Unknown disse...

    Nem acho GTA essas coisas todas. Bom mesmo é GTA 2, com visão de cima, 1-D!

    Anônimo disse...

    Até que enfim um jogo bom de GTA!Eu já cheguei a me atropelar no San Andreas com os graficos daquela droga XP!HUAHAHAHA