domingo, 21 de junho de 2009

Rio Game Show - Review do Evento


Um detalhe previo ao review do evento: Estou oficialmente trocando o nome do BLOG, vou manter as antigas postagens como CONTINUE? esta aberto e novamente em funcionamento como antes era o continue?, o motivo da troca foi haver um outro blog com o mesmo nome criado um pouco antes deste que tomei conhecimento a pouco, o nome esta pra ser escolhido ainda, obrigado pela atenção

Hoje se realizou o Rio Game Show em Niteroi(cidade proxima ao Rio), o evento na visão geral foi uma grande falha. A falta de organização e espaço foram tão absurdas que fez muita gente que estava la ficar puto e ir embora.



Exposições:

Os poucos stands com XBOX 360(que chegaram a dar suas famosas 3rl =P), estavam com UM controle somente e um bando de demos da LIVE, destaque para o STAND com o jogo feito na engine XNA que ficou em terceiro lugar no camp regional da microsoft, um jogo bem elaborado que simula os cuidados que se deve ter com uma cidade, conversei com o programador e ele me explicou o jogo, ele esta em um estagio primario(foi trabalhado incansavelmente por um mês) mas é muito promissor.



O Wii foi injustiçado, estava em um CANTO do local, com UM wiifit somente a mostra, uma coisa horrivel.

Não se encontrava PS3 alem do usado no Rockband e no PES2k9, ridiculo um evento dando tanto apoio a somente um console(4 stands com 360 e 1 de wii e nenhum de PS3)

Os stands de Arcade e jogos classicos estavam nota 10, destaque pro feladamãe que zero Mario Bros 3 no Phanton System em meia hora!

E as palestras inescutaveis tambem eram um problema, coisas otimas foram faladas mas so pra quem sabia ler labios...



Destaque pro estande com uma maquina multijogos de Atari(que tinha controles usb muito estranhos hehe) e pra maquina original de PONG(com um lado quebrado...), tambem havia uma "EXPOSIÇÃO INTERATIVA COM CLASSICOS" Um bando de Game & Watches numa vitrine vagabunda...



Lojas:


Tinha algumas lojas de jogos que ficaram abandonadas por serem totalmente sem noção, os lojistas deveriam ter levado usados a 30~40 reais que iam lucrar muito mais do que com seus jogos de 250 reais(preço de uma copia de Street Fighter IV do PS3).

Algumas lojas com locais de teste que não deixavam as pessoas que não fossem amigos das pessoas cuidando jogarem(REEDEECULO). Um stand com Atari's originais rodando jogos classicos e nós nào podiamos jogar nada.

Destaque pra loja de camisas e botons e pra loja de miniaturas de personagens com preços OTIMOS(um linda miniatura do Sanji por 25 que quase levei na hora =P)

Campeonatos:

Os campeonatos foram um lixo, totalmente desarrumados e sem controle algum, Kof e SF começando na mesma hora, Rockband atrasando(esperei 30 hora pros caras arrumarem a parada pra eu poder tocar...). Quem se inscreveu ONLINE(tinha que ter ingresso previamente) ainda teve a agradavel surpresa de não ter sido confirmado em NENHUM campeonato, ou seja, não mudou PORRA nenhuma eu ter mandado um email previo de UM MÊS do evento, eu fui vetado de participar do SF4 que estava num canto obscuro do lado de um STAND de computação grafica bizarro que estava fazendo muito barulho e mostrando videos de jogos...



Rockband:

"Marcelo:
RB 1 e 2 inclusive com musicas extras"


Contou com Rockband 1 so com as primeiras musicas abertas, obrigando as pessoas do evento a entrarem no modo carreira e abrir musicas, RIDICULO e NOJENTO. Os instrumentos estavam TOTALMENTE descalibrados e eram TODOS PIRATAS(menos a bateria que era original), um evento que pregava tanto os jogos ORIGINAIS usando guitarras quebradas (tecla verde FUDIDA) e sem os 5 botões de solo.

A fila estava sendo controlada por UMA so pessoa que nào conseguiu manter o controle obstruindo o evento TODO pois o local era MUITO pequeno(uma quadra de futebol...), e o campeonato foi TOTALMENTE ALEATORIO, marmelada total, nego nem dava o nome nem nada so iam jogando e ninguem deve saber ate agora quem ficou com mais pontos do Rockband.

O minimo que o cara devia ter feito era zerar o jogo uma vez antes. Sem falar na foto divulgada do PALCO que tem no site, chegando la vimos que era um palquinho que não dava nem pra 3 pessoas direito...


Street Fighter 4:

Ridiculo, um telão vagabundo e sem sistema de som decente(estava de frente ao stand MAIS barulhento do evento e em frente ao SOL), em vez de botarem uma pequena LCD pra jogar e o telão alto pra todos verem os jogadores tinham que se virar e jogar em um telão ridiculo que ninguem via porra nenhuma.

King of Fighters 2002:

Foi pouco divulgado na hora e teve participação normal, tumultuado tambem, mas bem melhor que o de SF4.


Wiifit:


Começou com atraso absurdo, e era tão escondido que não teve quase ninguem participando.


Pro Evolution Soccer 2009:


Este camp esta de parabens, a federação de Winning Eleven trouxe 4 telões LCD perfeitos e bem posicionados e soube lidar MUITO bem com a plateia, as partidas foram rapidas e não houve nenhum problema maior, claro que foi o unico campeonato organizado por alguem de fora.


Organização e ambiente:


A lanchonete que tinha dentro do evento estava vendendo salgados a 4 reais, um cachorro quente de 10 cm a 4 reais! E latinhas de coca a 3! Mas quem foi esperto foi la fora e encontrou comida pela METADE do preço na lanchonete do clube...

O espaço era MUITO pequeno, não tinha lugar pras pessoas andarem(e eram MUITAS), nenhum estande de jogos tinha som direito, no maximo se ouvia os zumbidos das tvs, o estande da SEVEN CG estava muito barulhento e tocando musicas idiotas de anime que não tinham PORRA NENHUMA a ver com o evento(que é algo muito mais voltado ao geek que ao otaku(que quase não tinha graças a deus), um espaço nada amplo pra um evento que foram cerca de 2000 pessoas, pra andar era uma desgraça houve uma hora que se demorava mais pra atravessar o caminho reto pelo stand da seven e do camp de SF4(que era um BOLO de gente tentando VER o telão escondido) do que dar a volta completa no evento.



No mais: os organizadores tem que tomar cuidado para não se repetir no proximo(marcado pra Novembro). É INACEITAVEL um evento do porte que foi esse, com tantas promessas, e com tanta coisa interesante que disseram que ia ter no espaço "amplo e confortavel do clube canto do rio"(LOL) ter esta falta de organização e espaço.

Bonus!!! Os 2 melhores cosplayers do evento!


ALTAIR
(Assassins Creed)



MEDIC
(Team Fortress 2)



Até Logo pessoal

14 comentários:

ANDERSON FERREIRA disse...

Prezado amigo, bom dia

Meu nome é Anderson, fui o responsável pelo stand e comento seu feedback. Acredito que você respeitará o direito de resposta.

Os poucos stands com XBOX 360

R: Ocupamos 1/8 do evento, com 4 televisões e três XBOX 360, com MÃO DE OBRA QUALIFICADA EM GAMES, dando total suporte no evento

(que chegaram a dar suas famosas 3rl =P)
R:As 3 RL que acenderam foram devido `a variações de energia elétrica. No console não há alto-falante e as luzes são as maneiras do console sinalizar que algum agente externo (leia-se energia elétrica irregular, o que foi o caso) ou hardware com problema.

, estavam com UM controle somente
R: Sim, um evento para 3000 pessoas não podemos expor a qualidade disponibilizando mais de um gamepad sem o referido controle dos operadores de console. Cada pessoa "deixa sua identificação", joga e "sua identificação é devolvida".

e um bando de demos da LIVE,
R: Sim, acreditamos que a PIRATARIA é CRIME, um stand do lado CLONOU propriedades intelectuais inclusive nossa e, se você prestar atenção fomos o ÚNICO STAND QUE todos os trabalhos foram devidamente de acordo com a legislação de direitos autorais. Inclusive os jogos da LIVE foram DEMONSTRAÇÃO porque as LICENÇAS são para DEMONSTRAÇÃO. Pirataria que você cita no seu próprio artigo que foi realizada pelos outros stands, o que não é o nosso caso.

destaque para o STAND com o jogo feito na engine XNA que ficou em terceiro lugar no camp regional da microsoft,
R: Nós somos a UNICA EMPRESA DE CONSOLE QUE apóia produção de jogos.

um jogo bem elaborado que simula os cuidados que se deve ter com uma cidade, conversei com o programador e ele me explicou o jogo, ele esta em um estagio primario(foi trabalhado incansavelmente por um mês) mas é muito promissor.
R: Equipe multidisciplinar (UERJ, UFRJ, UNIVERCIDADE, ESTÁCIO E PUC-RJ, parabéns para a equipe H.I.V.E.)


Respeitosamente,
ANDERSON FERREIRA
Microsoft Student Partner CO-LEAD
Rio de Janeiro.

Rodrigo disse...

Peguei suas fotos emprestadas e usei no meu post

http://gehspace.com/reviewsquadrinhos/2009/06/cobertura-rio-game-show/

Rodrigo disse...

Anderson, esqueci minha carteira de motorista com um dos funcionários do stand, tem como eu pegar de volta?

meu email/msn: rodrigo_galhano@hotmail.com

Anderson disse...

Em private, via e-mail, responderei a você sobre isso.

Anderson.

Cabeludo disse...

Cara o evento foi beeem fraco!
Muito a melhorar! MUITO MESMO!
Depois vou postar sobre o evento e te mando o link!

ANDERSON FERREIRA disse...

Prezados Amigos,

Participo que o referido contato localizou seu documento junto à administração do evento. Participo ainda que nós demos apoio total durante a dúvida do companheiro deste blog e em nenhum momento nos omitimos no fato do extravio do documento do companheiro acima.

"Por isso um gamepad por console, por isso organizados estávamos."

Respeitosamente,

Anderson Ferreira
Microsoft Student Partner Co-Lead RJ.

LockeZeRo disse...

Caro Anderson,

Oque DIABOS pirataria tem a ver com disponibilizar jogo originais pras pessoas?

Nenhum STAND possuia pirataria, nos stands de velharia tinham consoles genericos(como o ATARI usb e o phanton system) mas nada de pirataria como você joga aos ares.

O minimo que vocês poderiam ter feito era gastar mais 300 reais e por 2 controles pra jogar PGR3 e ter posto pelo menos um FPS ou jogo de luta nos outros consoles, que seria superior a 2 GRID WARS e um PGR3. Até por que o sistema de uma jogada por pessoa estava correto, mas a falta de multiplayer e jogos matava MUITO, me diverti muito mais jogando ATARI PRA 2 e em pé! do que jogando PGR3 numa cadeirinha...

"R:As 3 RL que acenderam foram devido `a variações de energia elétrica. No console não há alto-falante e as luzes são as maneiras do console sinalizar que algum agente externo (leia-se energia elétrica irregular, o que foi o caso) ou hardware com problema."

Eu estou ciente do problema que houve com energia, e sei muito bem oque causa as 3rl e as 2rl no console, como sei que nào foi um E74 ou um erro de memorias(que podem ser muitos), foi so uma piada minha caracterizada ate pela presença do "=P", analize melhor quando for se defender de algo que não é nem uma critica.

Vocês deveriam pensar muito mais numa experiencia multiplayer que va divertir os jogadores do que em jogar 20 demos da LIVE e 2 jogos, alguns demos até FRACOS DEMAIS, como o do Street Fighter II HF, um jogador que estava por la me falou que ficou indignado que o unico lugar com street fighter 2 no evento todo era so um demo com Ryu e Guile... Pagar 1200 M$P em SF2 HD Remix e ter posto 2 controles ia tranformar vocês na sensação do evento em vez de serem somente o stand menos mediocre.

e por ultimo: fazer jogos com o XNA e ter um par de certificações não te faz funcionário da microsoft. Ok?

Cabrón Boludo disse...

Existe um ditado que diz: "Nunca discuta com um idiota. Quando você descer ao nível dele, ele com certeza vencerá pela experiência."

Caro "Microsoft Student Partner Co-Lead RJ" (seja lá que merda isso queira dizer). As críticas do blogueiro aqui são construtivas. Ao invés de desdenhá-las e se fazer parecer superior, use-as em benefício próprio para consertar na próxima edição tudo que houve de errado neste.

Não é porque você está fazendo um curso por correspondência da microsoft, que é um funcionário dela, muito menos um funcionário de respeito. Não jogue pra baixo o nome de uma empresa que JAMAIS aceitaria apoio oficial a um evento desorganizado como o que você diz ter sido um sucesso.

Já fui em encontros realizados por foruns com mais organização, equipamentos e igualmente SEM PIRATARIA, mas nem por isso as pessoas passaram o dia jogando demo. Quem gosta de demo é igreja universal e dono de playstation3.

Eu até agora estou tentando entender o que você quis dizer com "MÃO DE OBRA QUALIFICADA EM GAMES". Haveriam, no evento, alguns patchucos importados do méxico, prontos a fazer uma linha de montagem para consertar os vídeo-games? Ou você tinha uma equipe de "destravadores de consoles" sob seu comando, prontos para executar manobras ninja e sagazes quando você desse a ordem?

No meu blog eu só costumo tratar sobre coisas e pessoas que são realmente de dar asco. Se insistir no erro de achar que uma falha grotesca é sucesso e repetir a (des)organização do seu 1/8 do evento pra próxima edição, eu juro que vou estampar um tópico com o seu nome e acredite, eu vai ser um PRAZER IMENSO.

Cresça amiguinho, aceite derrotas e utilize-as para crescer. Ninguém cresce na vida achando que tudo que faz está certo, principalmente quando falha miseravelmente.

Passar mal.

ANDERSON FERREIRA disse...

Prezados amigos.

Antes de mais nada gostaria de lembrar que a maioria dos jogos da maioria das produtoras possuem licenças indoor (não para exposição pública), o que caracteriza uso incorreto da licença, isso a que me refiro.

Tínhamos mais controles, porém ficaria arriscado para a equipe de MSPs voluntários gerenciar o evento e seus materiais que estavam sob sua guarda.
"Se eu te emprestasse algo você gostaria que eu te devolvesse quebrado, certamente que não."

3RL. Então é injusto neste caso bater, mesmo usando um =P, que sinceramente não sei o que significa.

A experiencia multiplayer seria bom se o espaço físico pudesse acondicioná-la.

Com relação a ser ou criar jogos XNA ou ter certificações sinceramente em nenhum momento falei isso nesse caso. Mas estar responsável coordenando o stand me faz responsável pelo que aconteceu lá.

Um pouco de história. Estou colaborando com a comunidade brasileira de games desde 2007 de maneira ativa, ministrei o primeiro curso de xna do Brasil, apresento trabalhos de xna desde o beta 2, ajudo e tenho amigos na comunidade no Brasil inteiro, e além disso também crio jogos para outros consoles, o que me deixa apto a responder pelo evento.

Para você ter idéia, é ruim demais quando voluntários fazem uma coisa legal e algumas pessoas "batem" em um trabalho que começou há muito tempo.

"Nunca discuta com um idiota. Quando você descer ao nível dele, ele com certeza vencerá pela experiência."

Sem palavras para mais essa agressão.

"Microsoft Student Partner Co-Lead RJ" (seja lá que merda isso queira dizer). "

Isso apenas diz que colaboro de maneira séria que voces possam ter o XBOX 360 e no futuro o 720 no Brasil.

"você está fazendo um curso por correspondência da microsoft, "

Veja o que é ser um MSP em www.student-partners.com, se você gostar entre e seja um colaborador para as atividades serem cada vez melhores.

Eu até agora estou tentando entender o que você quis dizer ...

Peço que você conheça o que nós MSPS estamos fazendo em www.student-partners.com

"alguns patchucos importados do méxico, prontos a fazer uma linha de montagem para consertar os..."

Não, gente brazuca finíssima como a Bruna, o Wellington, o Gustavo, Gente que se dedica pela comunidade de maneira voluntária e que recebe apoio para evoluir sempre.

"coisas e pessoas que são realmente de dar asco. Se insistir no erro de achar que uma falha grotesca é sucesso..."

Na boa, eu não estou falando de todo o evento, estou falando do trabalho que realizei com meus companheiros lá em Niterói, local que cheguei 8 horas da manhã e saí 23, sem almoçar.

"Cresça amiguinho, ..."

Sem palavras, prefiro começar amizades ao invéz de tentar enterrá-las à primeira vista.

Saudações.

Encontramo-nos no SBGAMES, PUC-RJ

Respeitosamente,
ANDERSON FERREIRA

Cabrón Boludo disse...

Anderson, você é um típico sujeito vaselina, mas liso que um baiacú ensaboado. Não pense que as pessoas são todas idiotas. Tenho certeza que para algum bando de néscios que até hoje jogam dreamcast e playstation 1 e 2, o evento foi considerado um sucesso (e talvez por esse ser o público maior, tenha havido o medo de danificar e roubar controles), mas é um ERRO pensar que todo apreciador de games é um bosta de um jogador casual que só conheceu jogos na geração playsterco. Até porque, essa corja de imbecis nem sabe da existência do Xbox original antes do xbox360, então pra eles, jogar demos NEXT GEN deve ter sido causa de sonhos molhados.

Aqui no Brazil, pirataria não é só uma necessidade para muitos, mas tem se tornado uma cultura que mesmo que o cara possa comprar um original, ele prefere comprar 6 piratas pelo mesmo preço.

Filmes comprados ou locados tem leis específicas de copyright que impedem reproduções públicas. Mas afinal, o que é uma reprodução pública? Se você for um sujeito popular (claro que é uma suposição, pois você tem jeito de ser só mais um tetudo de internet) e tiver 300 amigos, não vai poder passar um filme no telão em um churrasco? E os jogos? O que dizer das locadoras que alugam jogos originais, ou alugam video-games por hora? Não seria isso uma violação de copyright? Se você saísse da caixa e tivesse um pouco mais de conhecimento e vivência, ia saber que as leis de copyright se AJUSTAM na legislação de cada país, e poderia, se fosse o caso, colocar um jogo completo em cada video-game sem caracterizar exibição pública, violação de copyright ou lucro indébito através da locação não permitida.

Então sua desculpa de copyright não cola. Ou assuma que não podiam bancar mais jogos originais para todos, ou assuma o erro de não ter investigado a fundo como funciona a propriedade intelectual no brasil (existem empresas especializadas no assunto que teriam prazer em lhe dar a direção correta).

Só usamos um controle para não correr o risco de estragar? Mimimi total. É como eu já lhe falei: já fui em encontros de foruns com mais equipamentos a disposição e igualmente com pessoas VOLUNTÁRIAS para a organização e fornecimento de equipamentos. Quem se sujeita a levar algo para que outros usem, sabe que corre o risco de estragar. Se é para fazer algo meia boca, nem faça. Não se dê ao trabalho.

Eu viajei 600 kilometros pra visitar a EGS em SP e me arrependo até o último centavo. Isso que haviam empresas grandes apoiando. Brazil NÃO TEM TRADIÇÃO, CULTURA, NEM CONHECIMENTO para sediar um evento grande e bem organizado de games. Admita isso e essa discussão se encerra aqui. Você vai insistir no erro na próxima edição (ainda mais na puc, LOL) e só comprovar minha teoria. Só não esqueça. Cabrón vai estar lá, e seu nome vai ficar lindo estampando um novo tópico.

Apenas imploro para sua benevolência de modo que permita que tenhamos xbox 720. E obrigado por usar seu contato com Bill Gates e nos revelar que esse será o nome do sucessor do xbox 360.

LockeZeRo disse...

Eu me retiro da contra-argumentação com o seguinte comentario sobre tudo que o Anderson falou:

/facepalm

Rodrigo disse...

Pera lá, agora a parada ficou pessoal: Qual o problema em relação ao quem ainda joga PS2? Eu tenho um PS2 há muito tempo, gosto muito dele e até gostaria de ter um xbox 360, mas não posso comprar um por enquanto e nem por isso achei o evento uma maravilha. MENOS Cabrón, bem menos, você também ta se achando o último biscoito do pacote. Como foi mesmo que você falou: "Nunca discuta com um idiota. Quando você descer ao nível dele, ele com certeza vencerá pela experiência." Bom, vejo que você já deve ter discutido com muitos idiotas.

LockeZeRo disse...

Rodrigo, é respeitavel que vc jogue ps2 e se divirta e talz, mas no post ele devia estar se referindo a os mulequinhos geração playstation que jogam winderleven brasukaz o dia inteiro e acham que o console é so aquilo, que nunca viram um Sonic de verdade na vida e talz.

E o pior e que nem esse tipinho deve ter achado o evento proveitoso =P

abs

Rodrigo disse...

Pode ser, mas então ele devia se expressar melhor.